quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Atentos a Voz de Deus


 Gênesis 3-1/13

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

A serpente tenta Eva ao enfatizar a proibição de Deus, e não a sua provisão; reduzir a ordem de Deus a uma pergunta; lançar dúvida quanto à sinceridade de Deus e difamar os seus motivos; negar a realidade da sua ameaça.

Vivemos hoje na correria do dia-a-dia, atribulados por excessivas horas de trabalhos, milhares de trabalhos da faculdade ou da escola, fazemos curso disso ou daquilo, etc. E muitas vezes, estamos tão atarefados com nossas atividades diárias, que nos esquecemos de parar para ouvir a voz de Deus.

1º Ponto: Voz de Deus x Voz do diabo
- Um confronto que temos até os dias atuais;
- Quando ouvimos a voz de Deus, fazemos o que é certo;
- Quando ouvimos a voz do diabo, alimentamos o nosso ego.

Muita gente faz besteira na vida e põe a culpa no diabo. A tentação é esse momento quando a possibilidade de fazer o mal está presente  com uma força avassaladora e quase irresistível. Porém a bíblia diz que não é Deus quem empurra alguém na direção do mal, e também não é o diabo responsável o ultimo pelas coisas erradas ou besteiras que fazemos na vida. (Tiago 1-13/15)

No versículo 14 capítulo primeiro de Tiago nos diz que somos tentados, segundo os desejos do nosso coração. Devemos perceber os movimentos do nosso coração, os maus desejos do nosso coração e tomar providências rápidas, não permita que o diabo entre e se aproveite dos desejos maus do seu coração para destruir sua vida, seus relacionamentos verdadeiros e afetivos, destruir os seus sonhos e o seu futuro. O que a bíblia chama de pecado, tem um poder de destruição muito forte, e por isso que Jesus apresenta o diabo como alguém que veio para roubar, matar e destruir. Devemos orar todos os dias, como no salmo 139 dizendo: Sonda o meu coração.

2º Ponto: A dúvida
- o diabo coloca dúvidas em nossa cabeça;
- dúvidas essas que, nos fazem não acreditar no amor de Deus;
- se não estivermos firmes, se não soubermos discernir a voz de Deus com a voz do diabo, caímos no pecado, na tentação.

O Pecado é essencialmente a falha do homem em confiar em Deus, um ato ou estado de descrença, uma afirmação de autonomia. Quando estamos em comunhão com Deus, e esta comunhão baseada em confiança, que nos leva à obediência.
O diabo é astuto, ele sabe das nossas fraquezas e dos nossos pontos fracos. Com isso, digamos que é fácil ele entrar na nossa onda. Como vimos em Tiago, somos tentados segundo os desejos do nosso coração. O Diabo não irá oferecer algo que não queremos, pelo contrário, nos dará algo do qual gostamos, quando damos a liberdade para o mesmo fazer isso.

Mateus 4-2: Jesus é conduzido ao deserto, pelo espírito de Deus. Passaram-se então os 40 dias e 40 noites, e Jesus estando em jejum, é obvio, é natural que Ele estivesse com fome. E quando estamos com fome, logo providenciamos algo para saciar a fome. E é intrigante que esse é um momento de tentação para Jesus, um momento de tentação é um momento de praticar o mal. Mas o que chama a atenção no texto, é a fala do diabo:
-Se você é o filho de Deus, Será que você é o filho de Deus? Será que se você fosse o filho de Deus, você estaria passando fome?

3º Ponto: A verdade do discipulado de Jesus
- Jesus nos ensina que as circunstancias não são um critério para avaliarmos se Deus nos ama.

Temos que parar com essa brincadeira de bem me quer, mal me quer com Deus. Quando tudo vai bem, é porque Deus me ama. Quando tudo vai mal, é porque Deus não me ama. A voz de Deus e a declaração de Deus do seu amor é que devem sustentar o nosso coração na hora da dificuldade. Deus não é nosso gênio da lâmpada, pronto a atender todos os nossos desejos, ou muito menos o nosso escravo, para fazer TODAS as nossas vontades.

4º Ponto: Ouvir a voz de Deus, depois da consciência pesada.
-Depois de pecarmos e cairmos em si, nossa própria consciência nos condena;
-Perdemos a intimidade, a comunhão com Deus;

Depois de terem ouvido a voz de Deus, e tendo-se escondido, a consciência de Adão e Eva já os condenavam, pois se retraíram da intimidade, da comunhão com Deus que antes gozavam no jardim. E a expulsão do mesmo condiz com suas atitudes e ações, ou seja: conseqüência do pecado, que nos faz separação de Deus.

Muitas vezes fortalecemos a satanás ao distorcer a verdade, acusando um ao outro e, finalmente acusando a Deus. Nossos esforços para esconder do nosso pecado apenas nos expõem. E foi isso que aconteceu com Adão e Eva ao se esconderem de Deus, revelando então, o pecado de terem comido do fruto proibido, o qual l Deus tinha ordenado não comer.

“Adão culpou Eva. Eva culpou a serpente. E você, tem culpado quem por não fazer a vontade de Deus?” Rick Warren.

Devemos ficar atentos à voz de Deus no nosso dia-a-dia. Buscar uma comunhão com o Pai, ter uma vida de oração para discernirmos a voz de Deus e a voz do diabo.




Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: