segunda-feira, 21 de março de 2011

Pobreza é maldição?

"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei" Hb 13.5

Ser podre é pecado?
Muitos pregadores, hoje em dia, dizem que o crente deve ser rico materialmente. Alguns fazem questão de afirmar que antes andavam a pé, e agora posseuem o carro tal, usando roupas da marca tal, conhecem os Estados Unidos e os países da Europa... Percebe-se claramnete que falam assim para esnobar. Deus não se agrada dessa postura. Em provérbio 27.2, está escrito: "Louve-te o estranho, e não a tua boca, o estrangeiro, e não os teus lábios".
Esses pregadores anunciam a falsa teologia da prosperidadem e muita gente, infelizmente, tem aderido a ela. Por issom quem fala contra esse ensinamento é como se estivesse remando contra a correnteza, trafegando pela contramão de uma avenida movimentada... Contrapor-se a algo que muitas pessoas apreciam, não é uma tarefa facil. Bem, é claro que não é pecado ficar rico honestamente, trabalhando. Contudo, quando isso não acontece, não quer dizer que ser pobre seja o mesmo que ser derrotado, fracassado, como você já deve ter ouvido, em alguma pregação.
Nas escrituras, há advertências para os crentes ricos, para que não ponham o coração nas riquezas. Por que não há mensagem similar aos pobres? Ora, qual pessoa colocaria o coração na pobreza? Então, ser pobre nunca será pecado ou maldição; porém, se você prosperar financeiramnete, siga o conselho da Palavra de Deus, de nunca amar o dinheiro. (1 Tm 6.10)

Todo crente deve ser rico?
Claro que não! O apóstolo Paulo afirma: "...já aprende a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade." (Fp 4.11,12) Quer dizer, entçao, que crente pode passar fome? Isso não é comum, pois Deus cuida de nós. No entando, ás vezes, com propósitos probatórios, Deus pode permitir que isso aconteça.
É certo querer prosperidade?
Não há dúvidas de que todas as pessoas- umas mais, outras menos- desejam ser prósperas. O perigo é valorizarmos isso ao extremo, a ponto e nos esquecermos de outras bênçãos, muito mais preciosas que a prosperidade material. A palavra de Deus diz: "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos mais miseráveis de todos os homens." (1 Co 15.19)
O salvo tem prioridades que superam as riquezas deste mundo. Ele deve desejar a sua morada no éu. é claro que todos nós queremos ter uma morada aqui na Terra, contudo nem sempre isso é possível, não é mesmo? O próprio Senhor Jesus não teve um lugar fixo para morar.
Podemos ser prósperos financeiramente. Não há mal algum nisso. Contudo, conhecendo a natureza humana, o Senhor, ao longo das páginas sagras, nos lembra do perigo de amar as riquezas.
Como ser próspero financeiramente?
Se você quer ser abençoado financeiramente, não precisa seguir falsos ensinamneots de nossos dias: "Você nasceu para ser rico; determine a sua prosperidade" etc. Claro que os propagadores dessas declrações "de fé" dizem que, oara elas se cumprirem, precisam ser acompanhadas de "grande$ de$afio$"... Não se renda a isso" Siga a palavra. E esta ensina-nos apenas a ser fiéis nos dízimos e nas ofertas, e o Senhor se encarregará de cuidar de nós física, material e espiritualemente.
(Texto extraido da lição da EBD da CPAD)
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: