quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Série Apologética (6) - Confissão Positiva

Tema: Confissão Positiva

Questão em estudo: Temos algum poder sobre Deus?

Texto base: "E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça" (Lc 9:58)

Muito se fala do movimento da Confissão Positiva e muitos são os seus pregadores e representantes espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil, com famosos proclamadores por estas terras.

Baseia-se na teoria de que o homem com sua fé tem algum tipo de poder, autoridade, soberania sobre o que acontece consigo e a sua volta. Por exemplo, se ele declarar que está curado de certa doença com fé, Deus se vê de certa forma obrigado a curá-lo. Caso contrário, tal homem está em pecado. Se ele vê uma bela casa e declara "essa casa será minha" com toda a fé, estaria "tomando posse" da bênção, sem nem antes consultar Deus a respeito.

Onde estaria a soberania divina?

Pastores e bispos riquíssimos, donos de mansões, carros importados e redes de comunicação em massa estão cobrando os olhos da cara por uma "fórmula mágica". O segredo de sua riqueza e prosperidade tavez não esteja na sua "Confissão Positiva", mas sim nas "Vendas Positivas". Cuidado!

Tais ensinadores tem a capacidade de afirmar que a doença, a pobreza (ou a "não-riqueza", por assim dizer), a humildade e as tribulações são frutos do pecado, da falta de comunhão com Deus.

As bênçãos de Deus não vêm, necessariamente, dessas formas. Se amamos a Deus e reconhecemos nossa salvação e nossa comunhão com Ele, temos tranquilidade em Jesus: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto" (Rm 8:28). A doença, a tribulação e as coisas que podemos achar que são verdadeiras "maldições" em nossa vida também contribuem para o bem daqueles que amam ao único e soberano Deus.

O nosso Senhor Jesus Cristo, enquanto passou pela Terra como homem, foi pobre, trabalhava como carpinteiro. A maioria dos seus discípulos eram pescadores, trabalhadores braçais. Pedro não tinha prata nem ouro. Paulo convivia com um "espinho na carne". Esses homens, então, não tinham fé, estavam em pecado?

Como constatamos, há grandes equívocos doutrinários na teologia da Confissão Positiva. Esquece-se de buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça.

A Deus não se dá ordem. Deus não mudará seus planos porque você declarou que Ele haveria de fazê-lo. A sua maior demonstração de fé seria, pelo contrário, crer que o plano de Deus, mesmo sendo algo contra a sua vontade humana, é o melhor para você.

Esse é um assunto no qual em gostaria muito de me aprofundar mais. Sugiro que você pesquise a respeito e leia um ótimo livro entitulado "Supercrentes" do pastor Paulo Romero.

Não vacile! Abraços,
Johnny
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: