quarta-feira, 20 de abril de 2011

"Música Secular": É Pecado ou não?


Salve Salve galeritia, hoje o assunto que trataremos é meio "polêmico". Afinal são diversas opniões sobre o mesmo, fazendo-o assim, de certa forma, um bom debate. Primeiramente, gostaria de deixar bem claro (Antes que seja apedrejado) que estarei dando a minha opnião e o que EU acho sobre o mesmo, portanto, se alguém comentar, comente com moderação. Você cara leitor, é livre para não concordar, todavia não usar de ignorância. Ou então, faça como nossos amigos do @Crentassos, faça uma trollagem bacana, que gere algo construtivo para ambos.

 Eu tenho poucos anos de Cristão, faz cerca de 4 anos que me converti verdadeiramente e que venho tentando a cada dia ser um cristão verdadeiro em meio esse mundo "em-vão-gélico". Tenho meus confrontos comigo mesmo, diariamente. Não sei todas as respostas, Não sei tudo sobre religião, dogmas, doutrinas e derivados (E acho que nem queria sabe-las). Tenho tentado caminhar em uma forma diferente no cristianismo, mas não posso e nem devo perder a essência do Verdadeiro Evangelho. Enfim, fica pra outro post descorrer sobre o que EU ando pensando desse "Mundo Gospel" e do "Mundo Cristão" Atual. Voltemos ao tema: "Música Secular": É Pecado ou não?

Eu partiria do princípio tal: "Alguns (Ou a maioria) dizem que ouvir a "música secular" é pecado, porque os compositores não estão adorando o Deus, não foi feita pra Deus, etc e blá blá blá". Mas, convenhamos que a MÚSICA de qualidade hoje, tanto no "gospel" como no "secular" está difícil. Convenhamos também que, existem músicas de qualidade no meio "secular", como existem músicas ruins, abusivas, de adoração a Satanás e isso é explícito (Não darei exemplos, para não dizerem que sou "Ignorante" ou coisa e tal). Mas eu gostaria de entrar no seguinte questionamento:

"Se ouvir a "música secular" é pecado, não seria pecado também eu usar citações/ler livros/assistir filmes/programas de Tv secular/mundando?" Em tudo isso, nós escolhemos o que é bom e o que é ruim para nós. Ninguém assiste filme de Terror, Ninguém lê um livro "macabro", ninguém usa frases de Satanistas, por exemplo. É muito fácil dizermos que ouvir a "música secular" é pecado, mas ao mesmo tempo, usamos e abusamos do que eu citei, acima que TAMBÉM veio de pessoas seculares, que NÃO louvam a Deus, com o que fazem.

Quantos cristãos HOJE, não usam as frases bonitas da Clarice Lispector, não assistem um filme romântico, lê um livro com história bonita e etc? Por acaso, não escolhem o que é mais interessante, e o que é melhor para cada um?

Então, entramos no texto do Apóstolo Paulo em Filipenses 4:8: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 
E pra deixar mais claro ainda, o Apóstolo Paulo em 1ª Coríntios 10.23 diz: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 

Interessante e intrigante, não acha? Porque com a "música secular" é pecado ouvir, e não é pecado assistir um "filme secular"? Acredito, que nós temos que parar com essa ignorância muitas vezes. Se tudo o que for "secular" é pecado, teríamos que viver em um "Mundo Gospel", onde teríamos que somente ouvir "música gospel", assistir "programa gospel", ler "livro gospel", estudar em "escola gospel" e tudo quanto é "gospel", não acham?

Certa vez, fiz essa pergunta para o @Clebermpc: " Se a música "secular" tem uma letra agradável, a musicalidade também, mas os integrantes bebem, fumam e tudo mais. É errado escutar determinada banda?" E a resposta, foi a seguinte:
Se me permite, gostaria de responder a essa pergunta com uma outra pergunta. É errado ouvir música "não secular", ou "gospel", sendo que os integrantes que as tocam, mentem, fofocam, praticam glutonaria, julgam, acessam pornografia na internet, entre tantas outras coisas sendo que esses, sabem que é pecado? Afinal, os que fumam, bebem e tudo mais, não sabem ou não consideram que o que fazem seja pecado. Não dá uma boa reflexão isso?

Bom, falei, falei e não dei minha opnião. Então falarei o que penso!
Com tanto questionamento que fiz acima, já deu pra perceber +/- o que penso, não? Mas enfim, não acho "Pecado" ouvir, desde que EU saiba o QUE QUEM ouvir. Mas, não posso ser Liberal enquanto isso, não posso me deixar corromper por isso. Tenho que saber o que de FATO é bom e ruim pra mim.  Mas, se você acha que ouvir a "Música" secular te implica na Salvação, não escute. É simples.

"Jesus, andava com os pecadores, e isso não fez d'Ele um pecador".
Related Posts with Thumbnails

7 comentários:

Johnny Freitas disse...

ótimo post... só vale a pena frisar uma coisa que a gente diz e acaba confundindo muitas pessoas...

"Jesus, andava com os pecadores, e isso não fez d'Ele um pecador".

concordo plenamente, mas alguns podem deduzir que, por causa disso, não tem nada errado em frequentar lugares e participar de coisas que não condizem com uma boa conduta... estão ali mas pensam que, por não estarem fazendo o que "todo mundo faz", estão isentas de pecado... vale muito a pena refletirmos nos porquês de Jesus estar no meio de pecadores...

é aquela questão de influenciar e não ser influenciado... e isso vale pra todos os aspectos da vida, desde uma ida na balada até uma rotina escutando música secular...

como foi um post de opinião, vou dar a minha tbm... concordo contigo contanto que essa barreira do influenciar/ser influenciado não seja ultrapassada...

Abraços

Fayson Merege disse...

Concordo plenamente contigo brother. Faço de suas palavras, também as minhas. Por isso finalizei dizendo que é preciso saber o QUE e QUEM ouvir. Não sendo liberal também. Abração.

Dudu Malabares disse...

Acredito que parte da decisão de cada um, isto é, depende do que eu estou em busca. É como ler um livro; se estou querendo usar meu tempo para aprender mais sobre a caminhada com Cristo, leio livros escritos pro cristãos e falando sobre a vida com Cristo. Mas se quero usa-lo com livros de suspense ou ramantismo, é minha escolha...
Assim, o que eu busco fazer, na questão da música, é sempre ouvir música cristã; não pq considero que todos os que ouvem músicas seculares vão para o inferno, mas pq, na minha opinião, considero um erro usar meu tempo com músicas que não edificam em nada a minha vida; pior, muitas vezes acendem reações em mim que não deveriam ser acendidas (desejo sexual por alguma menina, indignação com os governantes, auto-piedade, etc).
É nisso que eu creio.

Abraços
http://guardianofjoy.blogspot.com/

Naa Marques disse...

Eu concorcom com um pouco de cada. rs
Johnny sobre deixar bem claro o que Jesus fez e o que devemos fazer.
Fayson, realmente nao da pra dizer que toda musica gospel agrada a Deus, e que toda musica fora disso é totalmente ruim.
Mas que é fato de que devemos adorar ao Senhor em todo tempo e lugar isso é.
Não é por que existem que musica q cantor "aparecentemente" santinho que eu vou sair ouvindo isso toda hora.
Tem gente que escuta trocentas musicas seculares e 1 gospel. Dai não tem como agradar ne?

No fim das contas cada um sabe de si, afinal a salvação é individual.
Talvez algo possa me afetar espiritualmente e nem te fazer cosquinha.

O que eu faço:
ouço muito mais louvores do que musicas seculares.
É raro me pegar ouvindo musica.

Fayson Merege disse...

Eu concordo com vocês, mas não estou aqui sendo liberal no fato de que ouvir a "Música Secular" não é pecado (na minha humilde opnião) que dedicarei meu tempo ouvi-la.
Não foi esse questionamento que fiz, e nem na questão se edifica ou não.
Esses dois pontos, seriam outros dois temas paralelos com esse, mas um pouco distintos.
Meu questionamento nesse post foi apenas pra dizer "Se é ou não Pecado" ouvir a "Música Secular".

Fiquem Na Paz.

Anônimo disse...

a biblia diz acheguai-vos a Deus e ele se achegara a vos. como um neofito que quer uma intimidade com Deus vai se acheguar a Ele com uma musica namente na qual não o edifica e nem louva a Deus?
quando vivemos pra Deus temos que edificar o nosso lado espiritual, por tanto TUDO mi é lícito MAS nem TUDO mi convem

Mel Silveira disse...

ótimo post.
bons questionamentos, e boa reflexão!
Concordo com que faison, johnny e naa falaram.
Devemos sim, selecionar o que escutamos e cantamos, porém não podemos ser extremistas...vivemos neste mundo, mas não fazemos parte dele(isso não podemos esquecer),então vai acontecer de lermos ou ouvirmos coisas não gospel, pq vivemos neste mundo;só que isso, não quer dizer que, então vamos ouvir e ver todas as péssimas qualidades de músicas, filmes e por aí vai...temos que selecionar,com cuidado.
Deus continue a nos abençoar sempre!