quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Série Apologética (8) - Ecumenismo

Tema: Ecumenismo

Questão em estudo: Que posição deve ter o cristão frente às outras crenças?

Texto base: "Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?" (Am 3:3)

Há tanto no meio evangélico (mais fortemente em algumas denominações específicas) quanto fora dele uma forte campanha para que haja uma "comunhão" entre os diferentes. Diferentes não no sentido sociológico, por assim dizer, mas em suas crenças e na visão acerca do caminho que leva a Deus. "Você não me incomoda e eu não te incomodo. Estamos todos certos e todos vamos para o mesmo lugar, por caminhos diferentes." Isso parece um pouco mais do que uma simples "política de boa vizinhança". Esse pensamento, apesar de parecer bonito, reflete um derrotismo espiritual, uma falsa comunhão que mascara a desistência de uma vida genuinamente cristã.

Prega-se que, apesar das diferenças doutrinárias, os cristãos deveriam se pautar mais pelas doutrinas que lhes são semelhantes do que pelas diferenças.

Este argumento não resiste ao teste bíbico. As diferenças são muito grandes para ignorarmos. Várias são as admoestações bíbicas para que nos apartemos daqueles que promovem outras doutrinas (1Tm 6:3-6). Não quer dizer que devemos excluir do nosso convívio pessoas que se encaixam nesse caso, mas não podemos nos unir aos ensimentos que conduzem a outro evangelho e compactuar com eles (Gl 1:6-8). Seria hipocrisia ignorar as inúmeras diferenças doutrinárias, enquanto a Bíblia nos ensina a batalharmos pela "fé central" (Jd 3).

Por exemplo: Os evangélicos crêem que só Jesus salva. Por outro lado, não-evangélicos podem argumentar que Maria é co-redentora. Os evangélicos crêem que só a Bíbia é a regra de fé e prática do cristão. Por outro lado, não-evangélicos podem argumentar que a tradição da igreja está em pé de igualdade com a Bíblia. Os evangélicos crêem que só Jesus é a cabeça da Igreja. Por outro lado, os não-evangélicos afirmam que, além de Jesus, Deus deixou um outro líder como cabeça da cristandade.

É por essas e outras inúmeras doutrinas errôneas defendidas por esse mundo afora que devemos postular o movimento ecumênico como antibíblico.


----------------------------------------------


Antes de acabar esse post, gostaria de dizer pra todos que eu tenho a melhoooor namorada do mundo e que eu amo ela demaaaais! ^^

Sou muuuito feliz há exatos 7 meses e quero que essa sensação dure pra sempre!

Te amoooo, Nahh!!!


Não vacile! Abraços,
Johnny
Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Naa Marques disse...

Ahh que liiindo!.
eu nao esperava esse final *--*
tbm quero que dure pra sempre, amor!
Beeijo*

Mel Silveira disse...

Muito bom o post..Deus continue a abençoar e usa-lo sempre Johnny.

E meus amados.. vcs sabem q torço muito pra que de certo, e que sejam sempre felizes! Deus abençoe infinitamente vcs.. tudo de bom! E que esse seja apenas o sétimo mes de muitossssssssss meses =)
=*