quinta-feira, 3 de junho de 2010

É necessário que vocês nasçam denovo

Respondeu Jesus: [...] "Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo". (João 3.5,7)
Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". (v. 3)

No capítulo 3 de João, Jesus está conversando com "um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus" (v. 1). Os fariseus eram profundos conhecedores das Escrituras judaicas. Foi por isso que Jesus se espantou com a reação de surpresa de Nicodemos ao ouvi-lo dizer: "É necessário que vocês nasçam denovo". Nicodemos pergunta: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!" (v. 4). Jesus respondeu: "Você é mestre em Israel e não entende essas coisas?" (v. 10).

"Porei um espírito novo em vocês"
Um profundo conhecedor das Escrituras judaicas não deveria surpreender-se ao ouvir o mandamento de Jesus: "É necessário que vocês nasçam de novo". Por que não? Porque há muitos textos-chave nas Escrituras judaicas que Jesus e Nicodemos conheciam. Deus prometera que um dia seu povo nasceria de novo. Uma das promessas mais claras de Deus encontra-se no livro de Ezequiel. Jesus repetiu as palavras de Ezequiel quando disse: "Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito" (v. 5). "Nascer de novo" significa nascer da água e do Espírito. As duas palavras, "água" e "Espírito", estão interligadas em Ezequiel 36.25-27. Deus diz:

"Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis."

Deus promete purificar o ser humano do pecado e conceder-lhe um novo espírito mediante a presença de seu Espírito. Jesus imaginava que Nicodemos fosse capaz de estabelecer ligação entre o mandamento para nascer de novo e a promessa de um novo espírito com a dádiva do Espírito de Deus, registrado no livro de Ezequiel. Nicodemos, porém, não entendeu. Para explicar melhor, Jesus descreveu-lhe a função do Espírito de Deus na consseção desse novo espírito: "O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito" (v. 6).

Os mortos não vêem
Carne é o que somos por natureza. Refere-se à nossa condição humana. Quando nascemos pela primeira vez somos apenas carne. Essa condição humana natural, conforme a sentimos, é espiritualmente sem vida. Não nascemos espiritualmente com um coração que ama Deus. Nascemos espiritualmente mortos.
Foi o que Jesus tentou explicar quando disse a um homem que precisava primeiro sepultar o pai para depois ser seu discípulo: "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos..." (Lucas 9.60). Alguns estão fisicamente mortos e precisam ser enterrados. Outros estão espiritualmente mortos e podem enterrá-los. Jesus também tentou explicar a questão quando, na parábola do filho perdido, o pai diz: "Este meu filho estava morto e voltou à vida..." (15.24). É por isso que "ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo" (João 3.3). Os mortos não vêem, isto é, eles não vêem o Reino de Deus como um desejo supremo. Parece-lhes algo tolo, mítico ou maçante. Por isso, não podem "entrar no Reino de Deus" (3.5). Não podem porque, para eles, isso é tolice.
Jesus vê a humanidade dividida em duas partes: os que nascem uma só vez - "nascidos da carne", "os [espiritualmente] mortos" - e os que "nascem de novo" pelo Espírito de Deus, ou seja, os que estão vivos para Deus e vêem seu Reino como um desejo supremo e verdadeiro.

"O vento sopra onde quer"
Nicodemos não está inteiramente errado por sentir-se confuso. Existe aqui um mistério. Jesus diz, em João 3.8: "O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".
O mandamento de Jesus a Nicodemos é um mandamento para todos. Ele está falando a todos os habitantes do mundo. Ninguém está excluído. Nenhum grupo étnico tem poder maior diante da vida. O morto está morto - seja qual for sua cor, classificação étnica, cultura ou classe social. Necessitamos de olhos espirituais. Nosso primeiro nascimento não nos conduzirá ao Reino de Deus. Sozinhos, porém, não poderemos nascer de novo. O Espírito faz isso, e ele é livre e sopra de maneiras que não entendemos. Precisamos nascer de novo, mas esse nascimento é uma dádiva de Deus.
Desvie o olhar de si mesmo. Busque em Deus o que só ele pode fazer por você. Não é de aperfeiçoamento moral que seu velho eu necessita: É de vida nova que o mundo inteiro necessita. Essa vida nova é radical e sobrenatural. Independente de nossso controle. Os mortos não podem dar nova vida a si mesmos. Precisamos nascer de novo - "não [...] pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas [...] de Deus" (1.13). É isso que Jesus espera de seus seguidores.

(Texto extraído da obra "O que Jesus espera de seus seguidores" de John Piper)

Abraços,
Johnny =)
Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Mel Silveira disse...

ótimo post..
Deus continue a abençoar!

Naa Marques disse...

Eu nasci de novo, nasci de novo
Em ti, sou mais que vencedor
Eu nasci de novo, nasci de novo
Faz-me ver assim como sou
Uma nova criação eu sou... (8)

Nova criatura eu sou velho homem já morreu (8)