sexta-feira, 25 de junho de 2010

Por que Sofrer?

O porquê do sofrimento e da dor é um problema que tem ocupado o pensamento dos filósofos e do povo em geral através dos séculos. É relativamente fácil compreender por que existe o sofrimento como consequência das maldades cometidas pelos homens. Se um homem é severamente surrado por ter agredido uma moça inocente, dizemos apenas que ele recebeu o que bem merecia. O câncer do pulmão como resultado de fumar cigarros também é fácil de compreender. Mas o porquê de uma criança nascer cega ou defeituosa; por que é assassinada uma jovem mãe inocente junto com a filhinha; por que uma pessoa bondosa e generosa morre de uma doença lenta e dolorosa, isso é mais difícil de compreender. Ao tentarmos dar uma explicação racional, parece que sempre chegamos à conclusão que, Deus não existe, ou que Ele é incapaz de resolver todos os problemas do mundo, ou então, que Ele é indiferente e não se importa com a situação do ser humano no planeta Terra. Obviamente, nenhuma dessas conclusões é satisfatória para o crente em Jesus Cristo. Por essa razão, o crente conclui por experiência que Deus existe, que Ele é totalmente capaz, não é indiferente ao sofrimento do ser humano, mas por algum motivo permite o sofrimento do homem que Ele criou e ao qual ama.

A lógica dessa conclusão,porém, jamais será compreendida por nós, a nao ser que saibamos o porquê da nossa existência. O homem foi criado por Deus por que motivo? Nós existimos para quê? O nosso mundo secularizado, "humanizado", materialista, se não ateu, tem-se convencido de que o propósito do ser humano é o seu próprio bem-estar. O supremo bem é a felicidade do homem. Esta é a mensagem ensinada nas escolas, propagada pela televisão, prometida pelos políticos e pregada na maioria das igrejas. Mas essa mensagem se assenta no erro, e quando a premissa está errada as deduções também serão erradas.

Deus disse que nos criou para Sua gloria (Is 43:7). O supremo bem é a glória de Deus e não a felicidade do homem. Os grandes homens de Deus entenderam essa verdade, e por isso se tornaram homens de fé.

O apóstolo Paulo, espancado e encarcerado, rejeitado pelos seus patrícios e injustiçado pelos colegas, podia dizer: "Que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado... com isso... me regozijarei" (Fp 1:18). José, vendido à escravidão pelos seus irmãos, injustamente condenado e encarcerado, disse mais tarde a eles: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem..." (Gn 50:20). Jesus Cristo, que viveu sem pecado nenhum, passou por grande e injusto sofrimento (do nosso ponto de vista), mas o suportou para glorificar o Pai (Jo 17:4).

O sofrimento é uma parte indispensável do plano divino para o homem, um plano perfeito que visa, como ponto final, não a uns poucos anos de bem-estar no planeta Terra, mas ao eterno bem-estar do homem na presença do seu Criador.

Que esta verdade seja fonte de consolo a você que sofre (e quem é que não sofre?), e um suprimento de coragem e força para enfrentar o sofrimento que Deus, na Sua sabedoria, incluiu em sua vida. "Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus. Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos" (1 Pe 2:20-21).

(Texto extraído da obra "Cutucando" de Haroldo Reimer)

Abraços,
Johnny =D
Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

Mel Silveira disse...

Que jóia Johnny!
Muito bom o texto!
Deus continue abençoando!