quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Série Apologética (10) - O Sono da Alma

Tema: O Sono da Alma

Questão em estudo: O que ocorre quando morremos?

Texto base: "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem..." (1Ts 4:13)

Alguns grupos religiosos declaram que, para o cristão, a morte não passa de um sono, de um momento de silêncio e escuridão. Justificam tal pensamento por causa da palavra "dormem" recorrente na Bíblia, como no caso do texto base de hoje.

Mas será mesmo que Paulo aqui e nos outros casos se refere, literamente, a um sono ao qual estamos sujeitos?

A Bíblia ensina que a palavra "dormir" é empregada com relaçao ao corpo que está inconsciente na sepultura e não à alma: "E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressucitados" (Mt 27:52). O versículo 14 do texto base declara que "aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele" para se juntarem aos corpos e, então, ocorrer a primeira ressurreição (1Co 15:51-53). Estêvão, ao morrer, entregou seu espírito a Jesus e "adormeceu". A morte de Raquel: "E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma..." (Gn 35:18).

Logo, dormir interpreta-se como entregar a alma a Deus e o corpo a sepultura: "Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque andamos por fé e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor" (2Co 5:6-8).

--------------------------------------------------------------------

Chegamos no dia de hoje ao fim de uma abençoada série de estudos. Durante essas 10 semanas (não totalmente corridas) pudemos conhecer um pouco mais da Palavra de Deus para nos proteger e proteger nossa fé dos mais variados desvaneios teológicos que infelizmente existem aos montes por esse mundão afora. Espero que os leitores do Vacilô Leva Na Testa tenham tido um acréscimo na fé e respostas para perguntas que porventura existissem em suas mentes.

Qualquer sujestão de tema para mais um "capítulo" da Série Apoligética é muito bem vinda, ou mesmo uma sujestão de texto para ser postado. Basta entrar em contato!

Não Vacile! Abraços,
Johnny Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

Mel Silveira disse...

Muito bom esse post
e essa série, sinceramente creio que ajudou muitas pessoas, inclusive a mim ^^.. duvidas q foram esclarecidas, e outras q não sabia e aprendi!
Deus abençoe sempre Johnny!
=*