quinta-feira, 17 de junho de 2010

Não se preocupem com as ameaças do homem

Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis como testemunhas a eles e aos gentios. Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizê-lo. Naquela hora lhes será dado o que dizer. (Mateus 10:18-19)

O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família! Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem nada oculto que não venha a se tornar conhecido. O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados. Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno. Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais! (Mateus 10:24-31)

Mesmo que obtenhamos uma pequena vitória sobre o medo de não ter nossas necessidades atendidas, continuamos a sentir um temor muito grande diante da possibilidade de perder a vida por falar a verdade. É disso que Jesus fala em Mateus 10:24-31. Esse assunto é importante em nossos dias, porque há indícios cada vez maiores de que a tolerância contemplará toda a humanidade, exceto aqueles que declaram total lealdade a Jesus.
O objetivo de Jesus em Mateus 10:24-31 é encorajar-nos a proclamar sua verdade com clareza e sinceridade, seja qual for o preço. Da mesma forma que em Mateus 6:25-34, a idéia principal é óbvia, em razão das três repetiçoes do mandamento: "Não tenham medo". Versículo 26: "Não tenham medo deles". Versículo 28: "Não tenham medo dos que matam o corpo". Versículo 31: "Nao tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!". O objetivo de Jesus é claro: que sejamos corajosos. Mas ser corajosos para fazer o quê?

"O que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados"
Jesus tem algo bem específico em mente: sentir medo das ameaças, mas prosseguir com coragem. Ele afirma, nos versículos 27 e 28: "O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados. Não tenham medo...". O medo destacado por Jesus nessa passagem é o de falar às claras (à luz do dia) e em público (dos telhados) se houver risco de nossas palavras nos causarem problemas.
Portanto, este é o mandamento: "Não tenham medo de falar às claras nem em público o que lhes ensinei, mesmo que isso lhes custe a vida". As palavras de Jesus que se seguem a esse madnamento são de incentivo - cinco motivos pelos quais devemos ter coragem de proclamar a verdade.

Eles farão com você o que fizeram com Jesus
Em primeiro lugar, observe o vocábulo "portanto" no início do versículo 26: "Portanto, não tenham medo deles". A ausência de medo origina-se no que Jesus acabara de dizer: "Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!". Como essas palavras podem ajudar-nos a não ter medo?
O raciocínio de Jesus parece ser mais ou menos este: "O tratamento rude recebido por vocês por terem falado a verdade não é um acontecimento inesperado, aleatório, insignificante. Ao contrário, é o mesmo tratamento que recebi, e isso é sinal de que vocês me pertencem. Não tenham medo dos rótulos que lhes atribuirão quando vocês falarem a verdade. Esses nomes ligam vocês a mim".


"Não ha nada escondido que não venha a ser revelado"
Em segundo lugar, observe a palavra "pois" no meio do mesmo versículo 26: "Portanto, não os temais; pois [segundo motivo para não ter medo] nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido" (RA). Como essas palavras podem nos ajudar a não ter medo de proclamar a verdade?
Elas ajudam porque nos garantem que a verdade da qual estamos falando triunfará. Ela será confirmada no final. Talvez alguns a rejeitem. Talvez a considerem demoníaca e não a pronunciem. Talvez tentem enterrá-la, escondê-la do mundo e fingir que ela não existe. Jesus, no entanto, diz: "Tenham ânimo e proclamem a verdade, porque no final toda a verdade será revelada. Toda a realidade passará a ser conhecida, e os que a proclamam com clareza e em público serão absolvidos".


Não tenham medo, vocês poderão apenas ser mortos!
Em terceiro lugar, diz Jesus: "Não tenham medo, vocês poderão apenas ser mortos". "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma" (v. 28). A pior coisa que seus adversários poderão fazer quando vocês falarem a verdade será matar seu corpo. A alma permanecerá intocada e feliz em Deus para sempre, mas se vocês ficarem em silêncio, abandonarem o caminho da verdade e se iludirem com os elogios dos homens, poderão perder a alma. Se quiserem ter medo de alguma coisa, tenham medo de perder a alma. Mas não tenham medo do que os homens possam fazer a vocês. Tudo que poderão fazer é despachar a alma de vocês para o paraíso. Não tenham medo.


"Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados"
Em quarto lugar, não tenham medo de falar a verdade. Sejam corajosos e falem às claras e em público, porque Deus está cuidando de todos vocês nos menores detalhes. O versículo 30 diz isso. Jesus declarou: "Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados". O sofrimento a que vocês poderão ser submetidos por falar a verdade não ocorrerá por desinteresse de Deus ou por ele desconhecer a luta de vocês. Ele está tão perto, ele está perto. Está interessado e zela por vocês. Tenham ânimo e falem a verdade, seja qual for o preço.


"Nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês"
Finalmente, não tenham medo porque Deus não permitirá que nada lhes aconteça sem o consentimento dele. "Vocês valem mais do que muitos pardais!" (v. 30); "... nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês" (v. 29). O argumento de Jesus é este: Deus governa o mundo nos mínimos detalhes, como cuidar das aves que caem ao chão. Por isso, nenhum mal se abaterá sobre vocês que não seja da vontade de Deus. Essa confiança tem dado grande coragem aos seguidores de Jesus ao longo dos séculos. Muitos repetiram as palavras do missionário Henry Martyn: "Se [Deus] tem uma obra para eu realizar, não posso morrer". Não morreremos enquanto a obra que Deus nos confiou não for completada.


Não tenham medo de enfrentar os homens
O mandamento de Jesus vale para hoje, e há motivos suficientes para obedecer-lhe com alegria e coragem. Não se preocupem com as necessidades comuns da vida nem tenham medo das ameaças dos homens. Não se deixem levar pela tendência atual que nos convence a manter um silêncio pacífico enquanto a verdade é atropelada. Jesus disse: "Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada" (v. 34). Não espada de aço, mas a espada da verdade que dá vida a todos os que crêem. Amem a verdade e proclamem dos telhados as palavras que ouviram de Jesus. Não tenham medo de enfrentar o homem.


(Texto extraído da obra "O que Jesus espera de seus seguidores" de John Piper)

Abraços,
Johnny =)
Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Larissa disse...

a paz Johnny! Belo texto...precisava ler algo sobre isso...muita coisa está acontecendo,muitas linguas se levantaram contra minha vida...Mas Deus é mais!Maior é oq está comigo,do q o e está no mundo!

Deus te abençoe!

Naa Marques disse...

Joh, bem que você disse que o texto era enorme..
mas é maravilhoso.
muito bom mesmo.
Beijos,
(desculpa pelo metido, era brincadeira)