quinta-feira, 29 de julho de 2010

Série Apologética (3) - O Sábado

Tema: O Sábado

Questão em estudo: Devemos ou não guardar o Sábado?

Texto base: "Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus." (Dt 5:12)

Parece haver uma grande contradição dentro das igrejas nos dias atuais. Há nesse versículo uma referência mais do que clara à necessidade de se guardar um dia da semana - no caso, o sábado - para Deus, sem que nenhuma atividade produtiva pudesse ser realizada, como podemos constatar no contexto e no livro do Êxodo, capítulo 31!

A aparente grande contradição surge quando observamos que hoje em dia é costume se guardar o domingo ao invés do sábado. E também guardamos o domingo sem o mesmo rigor com o qual o sábado era guardado antigamente (era proibido até mesmo acender fogo).

O que houve com a igreja? Não estamos incorrendo em grande erro "esquecendo" esse mandamento?

A resposta para essas questões nós obtemos entendendo o que a Lei dada por Deus ao povo judeu representa. Tentarei falar sobre isso rapidamente:

Primeiro: Em várias ocasiões, as leis do pentateuco terminam com a frase "entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre". O que podemos concluir de um fato como esse, além da análise geral de todo o contexto da história do povo escolhido por Deus, é que se trata de uma aliança feita exclusivamente com esse mesmo povo e não com toda a humanidade.
Segundo: Jesus Cristo é o fim da lei. Ele a aboliu após cumpri-la por completo: "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido" (Mt 5:17,18). "Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê" (Rm 10:4).
Terceiro: Vários preceitos do Velho Testamento são relembrados no Novo. Entretanto, todo o cerimonialismo, todas as festas e todos os estatutos que eram marca exclusiva do concerto de Deus com o povo de Israel foram totalmente abolidos na cruz de Cristo: "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo" (Cl 2:16,17).

Muitas pessoas nos dias de hoje vacilam porque tentam fazer da Lei a sua tábua de salvação. Confundem o significado do sacrifício de Jesus e da sua obra completa, que trocou a "letra" pelo "espírito", a Lei pela graça. Incorrem também em terrível engano, porque não cumprem a Lei na sua íntegra: "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos" (Tg 2:10).

Não caia nesse erro dando ouvidos a sofismas teológicos tentando explicar de maneira vazia e sem fundamento uma suposta necessidade de se guardar o sábado nos tempos da graça! Jesus é o fim da lei, que era apenas uma sombra das coisas que haveriam de vir!

Não vacile! Abraços,
Johnny Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: