quinta-feira, 20 de maio de 2010

E Quanto a Satanás?

Questão: A Bíblia culpa uma figura mitológica, que denomina de demônio ou Satanás, pelo mal existente. Não há absolutamente nenhuma evidência de que demônios, gnomos, duendes e diabos existam. Além disso, não precisamos dessas hipóteses. Tudo pode ser explicado sem elas. Nomeie uma maldade neste mundo que o homem, sem a ajuda do assim chamado Satanás ou seus demônios, não seja capaz de cometer!

Resposta: A Bílbia nunca mencionou essas criaturas imaginárias como diabos, gnomos, fadas, duendes, etc., nem esses produtos da superstição que não têm nada a ver com o cristianismo. Essa procura obstinada, por parte dos críticos que querem que os cristãos acreditem em tais entidades, denuncia o preconceito arrogante deles. Que eles achem necessário recorrer ao ridículo e ao exagero também revela quão débil realmente é a posição dos céticos. Que, ao menos, os críticos sejam honestos e se atenham aos fatos.

A Bíblia não culpa Satanás ou os demônios por todo o mal. Na verdade, ela efetivamente diz: "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência." (Tg 1:14). É claro que o homem é capaz de toda a maldade cometida no mundo; é ele, na verdade, quem está fazendo isso. Isso não prova, entretando, que não haja uma influência externa em movimento. Um jovem que rouba um banco é, obviamente, capaz de fazer isso, o que não invalidaria o fato de que seu parceiro de crime introduziu a idéia e incitou-o a participar.

Eva certamente era capaz de comer o fruto proibido, e, na verdade, o fez. Isso, no entanto, não anula a possibilidade de que Satanás, falando por intermédio da serpente, instigou-a a fazê-lo. Portanto, o fato de Satanás estar envolvido nisso não é desculpa para Eva. Deus a considerou responsável por seu pecado. Satanás não pode forçar a humanidade a pecar, mas, na realidade, desempenha o papel do tentador, provocando o homem com os desejos pecaminosos aos quais ele não é apenas suscetível, mas tem inclinação para efetuar.

Não é obrigação do homem repelir Satanás, mas, para conseguir a salvação e vencer o pecado, deve descansar na vitória de Cristo e confiar nEle. Enquanto reconhecemos a existência de Satanás, resistimos ao impulso tentador de ficar fascinados com ele ou de imaginar que podemos, sem rodeios, engajá-lo na batalha:

"Há dois erros iguais e opostos em que a raça humana pode cair em relação aos demônios. Um é não acreditar em sua existência. O outro é acreditar e sentir um interesse excessivo e doentio por eles. Pessoalmente, eles ficam de igual modo satisfeitos com ambos os erros e aclamam um materialista ou um mágico com a mesma satisfação." [C. S. Lewis, The Screwtape Letters (Fleming H. Revell, 1976), prefácio.]

(Texto extraído da obra "Em Defesa da Fé Cristã" de Dave Hunt)

Abraços,
Johnny =) Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário: