quinta-feira, 6 de maio de 2010

Uma Grande Injustiça?

Questão: Alguns de meus amigos pensam que o ensinamento sobre Cristo morrer na cruz para pagar por nossos pecados, o cerne do cristianismo, é em si mesmo uma razão para rejeitar o cristianismo. Eles argumentam que é injusto que uma pessoa inocente seja presa e executada no lugar de um criminoso e que essa prática encorajaria o pecado. Isso me deixou perplexo. Você podeira me ajudar?

Resposta: O problema deles é a falta de compreensão do que, na verdade, aconteceu na cruz. Primeiro, Cristo é absolutamente único. Ele é Deus e homem em uma pessoa, o único que pode morrer pelo pecado dos outros. Além disso, sua morte em nosso lugar não é para ser entendida como uma sugestão de "uma pessoa inocente seja presa e executada no lugar de um criminoso".

Além disso, Cristo fez mais de que simplesmente morrer em nosso lugar. E se tudo o que aconteceu se resumisse a isso, então Barrabás seria a maior testemunha "cristã" de todos os tempos. É uma verdade literal que Cristo morreu no lugar de Barrabás e, por isso, este foi solto. No entanto, Barrabás nada sabia sobre o verdadeiro significado da cruz. Ele não podia entender, até onde sabemos, que Cristo morreu por seus pecados, como também não creu em Cristo como seu Salvador. Tudo o que a morte de Cristo realizou por aquele criminoso foi colocá-lo fora da prisão para que continuasse a levar sua velha vida de pecado. Isso não é o evangelho!
O trabalho redentor de Cristo fez mais do que simplesmente pagar por nosso pecado. Quando Cristo morreu, aqueles que confiavam que Ele era seu Salvador, morreram nEle. Os crentes aceitaram a morte de Cristo como se fosse a morte deles mesmos e, nesse ato de fé, desistiram de vida que levavam. Assim, o Cristo ressucitado pode viver neles. Paulo, em seu testemunho declara:

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé no Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim." (Gl 2:20)

Portanto, os crentes não escapam meramente da morte, mas são trazidos, por meio da morte de Cristo, para a vida de Cristo que trazem em si

"Se um morreu por todos, logo, todos morreram [isto é, morreram nEle] [...] para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou [...] Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2Co 5:14-17; grifo do autor)

"Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós vos manifestareis com ele em glória." (Cl 3:3,4)


Uma Injustiça , embora Fosse a Justiça Suprema

Sim, em certo sentido foi uma injustiça para Cristo ter morrido em nosso lugar. Nenhuma pesssoa comum teria cumprido a exigência de justiça ao cumprir a punição prescrita a outra pessoa. Uma pessoa comum, ao ser presa e executada no lugar de algum criminoso, também não obteria resultados gloriosos que a morte de Cristo alcançou para nós.
Muitas vezes, esquece-se que a morte que Cristo sofreu na cruz não foi meramente o resultado do que o homem fez a Ele mas, do julgamento eterno que Ele próprio, em sua retidão, decretou contra o pecado. Ele tomou nossos pecados sobre si mesmo. Portando, a derradeira justiça foi consumada porque a penalidade pelo pecado foi integralmente paga, uma penalidade que não poderia ser paga de nenhuma outra maneira.
Além disso, àqueles que crêem em Cristo foi dada a vida eterna, como um dom voluntário da justa graça de Deus. Esse procedimento não seria possível de outra meneira. Em Cristo, vemos a perfeita retidão e o justo perdão pelo pecado, algo que nenhuma das religiões do mundo pode oferecer.

(Texto extraído da obra "Em Defesa da Fé Cristã" de Dave Hunt)

Abraços, Johnny =) Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

Naa Marques disse...

Muito bom esse texto..
essa de que qualquer um poderia ter morrido.
Eu não morreria.
Nós somos pequenos e mesquinhos demais para isso.
Só Deus mesmo para amar o homem, e entregar seu único filho para morrer por nós.
Obrigada Paiii por tanto amor!
I Love Jesus! ♥