sábado, 17 de julho de 2010

Série Apologética (1) - A Fé e as Obras

Tema: A Fé e as Obras

Questão em estudo: Como o homem é justificado perante Deus e perante a sociedade?

Texto base: "Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça" (Rm 4:3).

Um dos maiores pontos de discordância e de confusão na Teologia Cristã é a resposta a essa simples pergunta: "O homem é justificado (é salvo) somente pela fé ou pela fé mais as obras? Sou justificado apenas por crer em Jesus ou tenho que crer e fazer certas coisas?".

A Reforma tem como um dos grandes pilares o princípio da Sola Fide, que afirma categoricamente que a justificação do homem só pode ocorrer pela graça, por intermédio da fé, por causa de Cristo. Ela nega que a salvação venha por meio de qualquer tipo de mérito que em nós possa ser achado!

Mas como um princípio que parece tão claro aos olhos de alguns pode ser tão corrompido aos olhos de outros? Onde está a base da discórdia?

A respota pode estar, por exemplo, numa má compreensão de Tiago, capítulo 2, versículos 14 ao 26 (leia!). Atentando para essa passagem, podemos notar que o apóstolo discorre a respeito da relação entre a fé e as obras como sendo estas as manifestações exteriores, consequências imediatas e obrigatórias da fé verdadeiramente presente em nós. A confusão surge ao se ignorar o princípio de que as boas obras são os efeitos indubitáveis da salvação que só existe por meio da fé, como nos ensina a Palavra de Deus através do apóstolo Tiago: "Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?" (Tg 2:20). Com isso, Tiago não estava afirmando que as obras justificam o homem perante Deus, mas que a ausência de obras testifica de uma fé ausente ou, em outras palavras, morta. As boas ações, o novo nascimento, a novidade de vida são efeitos de uma fé genuína em Cristo e de uma vida de salvação. São os reflexos e o testemunho perante a sociedade dessa condição. A justificação pelas obras a qual Tiago se refere é perante os homens: "Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras" (Tg 2:18). O que salva é a fé e somente a fé. Se Tiago estivesse afirmando algo diferente, estaria em conflito com Paulo, que alega: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; ... Concluímos, pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei ... Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça" (Rm 5:1, 3:28, 4:3).

Portanto, a fé em Jesus Cristo nos justifica e nos tira da condição de perdidos para nos colocar na maravilhosa condição de filhos de Deus, criaturas voltadas para o bem, desejosos de executar boas obras não para sermos salvos (já o somos), mas porque isso é consequência da nossa nova condição.

Há muito o que se mencionar em toda a Palavra a respeito desse assunto, reafirmando essa posição. Não deixe de estudar a Bíblia para não errar!

Não Vacile! Abraços,
Johnny Related Posts with Thumbnails

Um comentário:

Naa Marques disse...

Muito bom Joh...
essa serie promete :)
Beeijo ;*