sexta-feira, 9 de julho de 2010

Vida Eterna... Grátis?

Vivemos numa sociedade que quer muito se convencer de que: "eu mereço porque eu sou; sou gente, tenho tantas necessidades, e, consequentemente, mereço estas coisas".

Deus não opera com essa filosofia. Ninguém merece simplesmente por existir. Merece por mérito. A salvação de Deus nos é oferecida também por mérito, não porque nós a mereçamos, mas pelos méritos de Jesus Cristo, o qual com Sua morte na cruz ganhou o direito de nos dar a salvação gratuitamente.

Mas nem tudo que Deus nos oferece é grátis. Deus nos oferece vida eterna nos céus (grátis), mas também nos oferece uma nova vida aqui na terra (não-grátis). Esta vida vai custar-nos algo. Ela vai custar-nos, entre outras coisas, o esforço de usar os recursos que Deus nos deu para desenvolver essa nova vida na terra. Ninguém encontrará essa vida passivamente. Será necessário o esforço da nossa parte para conquistá-la. A verdade é que Deus nos dá gratuitamente os recursos necessários (2Pe 1:3-4), de modo que, quem ainda não nasceu de novo não recebeu de graça a vida eterna, e não pode encontrar a vida nova neste mundo porque nao recebeu os recursos necessários. Mas também é verdade que Deus requer o nosso esforço para usar os recursos que Ele nos deu, a fim de alcançarmos a vida nova e abundante na Terra (2Pe 1:5-8).

O domínio próprio é uma virtude essencial à vida que Deus deseja nos dar na Terra. Com certa frequência ouve-se as pessoas que têm carência de domínio próprio dizerem "Eu sou assim, nasci assim, sempre fui assim e vou continuar sempre assim, a não ser que Deus me mude". Mas domínio próprio, como as demais virtudes, são adquiridos nao como dons ou presentes, mas como fruto (Gl 5:22-23), e fruto é resultado de esforço e trabalho. Deus não muda de graça. Ele nos dá, de graça, o que precisamoa para mudarmos. Por isso existem exortaçoes como: "Permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente" (1Co 16:13); "Sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder" (Ef 6:10); "... fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus" (2Tm 2:1); "Coragem, pois, e sê homem!" (1Rs 2:2).

Domínio próprio está ao alcance de todos, isto é, de todos os que, pela sua fé em Jesus Crist, já receberam o Espírito Santo; mas o domínio próprio será alcançado somente pelo esforço do homem vitalizado e dirigido pelo Espíritp Santo que nele habita.

Existem muitos sistemas para alcançar o domínio próprio pelo esforço humano, sem o recurso do Espírito Santo. Qualquer esquema assim é destinado ao fracasso. O homem em si é incapaz, mas capacitado pelo Espírito de Deus tudo pode.

(Texto extraído da obra "Cutucando" de Haroldo Reimer)

Abraços,
Johnny Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Mel Silveira disse...

Como Deus é tremendo e perfeito =)
Ontem escutei uma pregação, não nessas palavras mais mtoo relacionada com seu post...e hoje leio aq, Deus confirmando tudo, isso e dá uma grande alegria, e sei q tudo isso é pra mim...coisas q estou precisando ouvir e mudar em minha vida.
Deus continue te abençoar e usar sempre ;*

Anônimo disse...

Olá, irmã! Graça, paz e bem em teu coração e em tua casa!
Cheguei ao seu blog através de outro blog.
Gostei do seu espaço, e já a estou seguindo.
Convido você para conhecer também o meu blog, se gostar, siga,será uma imensa alegria encontrá-lo por lá.

http://tende-animo.blogspot.com/